DICAS PRODUTOS, ASSUNTOS DIVERSOS

Seu leite materno está empedrado? Veja o que pode ser feito

leite-materno-empedrado
O leite materno empedrado pode ser causado por diversas razões: desde fatores sociais e biológicos até emocionais, que interferem na fisiologia da produção do leite, que, por sua vez, influencia a quantidade e qualidade do alimento produzido.

Leite materno empedrado: Qual a causa?

A causa mais comumente reconhecida pelos médicos é a de que ocorre um acúmulo de leite nas mamas, pois foi produzida uma quantidade acima da necessária para a alimentação do bebê. Como não é retirado ou consumido adequadamente, acaba por se solidificar, causando o fenômeno conhecido popularmente como “empedramento”. O leite materno empedrado pode ser sentido durante o toque e apalpamento dos seios, além disso, provoca muita dor e desconforto. Contudo, há uma série de ações que podem aliviar esse problema e evitar que se repita futuramente. Veja as dicas a seguir!

Massageie os seios

O empedramento é um processo em que o leite perde o seu caráter fluído de liquidez e passa a se solidificar. Por isso, para diminuir o desconforto causado, a realização de massagens nas mamas é muito benéfica. Usando os dedos, estimule o tecido dos seios com movimentos de fricção firmes e contínuos. Parta dos mamilos para as extremidades, lembre-se que o propósito desse exercício é estimular a circulação e fluidez do leite, bem como dissolver as pedras que começam a se solidificar.

Amamente com frequência

Para evitar o empedramento o ideal é que a amamentação ocorra com frequência, pois o leite materno, ao contrário do que se acredita, não tem sempre as mesmas características durante o processo de sucção do bebê. Em outras palavras, a qualidade e os nutrientes que compõe o leite materno podem se diferenciar no ato inicial e durante a amamentação. Ademais, quanto mais frequente é a amamentação, mais fluído o leite se torna, o que é benéfico tanto para mãe quanto para a criança.

Utilize bombinhas para a retirada de leite

A principal causa do leite materno empedrado é a quantidade produzida que não foi aproveitada. Consequentemente, a melhor forma de evitar esse desconforto é a retirada de leite quando há uma produção acima da quantidade necessária. Além disso, o armazenamento do leite excedente é vantajoso, pois pode ser utilizado em períodos em que a mãe precise se ausentar ou, ainda, doado para instituições que necessitam e que mantêm bancos de leite humano.

Utilize sutiãs adequados

Para manter a saúde dos seios e a qualidade adequado do leite oferecido, o uso de um sutiã próprio para a amamentação pode ajudar a evitar problemas. Esse tipo de peça sustenta de maneira adequadas as mamas e facilita a rotina de alimentação do bebê. Por fim, vale ressaltar que o estresse também é um dos causadores do leite materno empedrado, pois interfere de maneira negativa na produção do alimento, desregulando o processo fisiológico e causando prejuízos para a alimentação do bebê. Assim, as mulheres lactantes devem se preservadas de situações estressantes para que o seu leite seja produzido de forma natural e saudável. Esse conteúdo foi útil? Vamos continuar a nossa conversa: saiba quais são as vantagens de utilizar um body para amamentação! 
banner-loja-virtual-estilosedutor-post
0 Comentários