DICAS PRODUTOS, ASSUNTOS DIVERSOS

Cuidados na amamentação: saiba como deixar esse momento especial

cuidados-na-amamentacao

O leite materno não só nutre o bebê como também estreita os laços afetivos entre mãe e filho. Pensando nisso, é muito comum a preocupação com os cuidados na amamentação, principalmente entre as mamães de primeira viagem.

Cuidados na amamentação

Para que esse momento seja de tranquilidade, nada é melhor do que se preparar lendo a respeito do assunto. Afinal, a pega correta e até mesmo o tipo de sutiã influenciam. Quer saber mais? Então continue a leitura, pois mostraremos alguns dos principais cuidados na amamentação!

Prepare as mamas

Muito se fala sobre preparar as mamas para a amamentação. Algumas pessoas dizem ter dicas infalíveis, como esfregar os mamilos com bucha vegetal ou aplicar cremes hidratantes. Mas a verdade é que, além de não funcionarem, essas atitudes podem atrapalhar.

O ideal é lavar a mama toda somente com água, pois os cremes e sabonetes tiram a hidratação natural e deixam a pele mais sensível. Outra boa prática é tomar sol na região, já que a melanina deixa a cútis mais resistente.

Aprenda a fazer a pega correta

Grande parte da dificuldade na amamentação vem da pega incorreta. Com isso, o bebê suga de maneira errada, o que resulta em rachaduras e machucados nos mamilos, além de favorecer a formação de gases e cólicas.

Os lábios do bebê devem ficar voltados para fora e encobrindo toda a aréola. Assim, a sucção é eficiente e o mamilo fica na posição certa, que é no céu da boca. Caso você tenha problemas em acertar a pega, busque por ajuda especializada, como o banco de leite da sua cidade.

Alimente-se e hidrate-se bem

Quando temos um recém-nascido em casa, a nossa alimentação acaba ficando em segundo plano por falta de tempo. Porém, é preciso se preocupar com a dieta, pois o organismo precisa de muita energia para produzir leite.

A alimentação deve ser o mais saudável possível, rica em nutrientes vindos de:

  • vegetais frescos; 
  • cereais integrais; 
  • leguminosas; 
  • carnes;
  • ovos; 
  • leite e derivados. 

Outro ponto importante é aumentar a ingestão de água ao longo do dia, porque ela também é essencial para a fabricação do leite. Não é por acaso que as lactantes sentem tanta sede.

Encontre a posição ideal

Muita gente acha que só há a posição tradicional para amamentar: sentada, com o bebê deitado no colo. No entanto, existem outras que são tão eficientes quanto. Por isso, é interessante saber quais são para encontrar a que mais funcione para você e para o bebê. Veja algumas sugestões:

  • deitada de lado na cama; 
  • sentada, com o bebê na posição de cavalinho; 
  • em pé, com o bebê deitado e um braço entre as pernas dele; 
  • em pé, com o bebê no sling; 
  • sentada, com o bebê deitado embaixo do braço. 

Use uma roupa apropriada

O ideal é usar o sutiã próprio para amamentar. Ele tem um fecho frontal na alça que permite abaixar o bojo, o que facilita a pega do bebê. Além disso, as camisolas de amamentação também são ótimas.

Você ainda pode optar pelo body amamentação, que tem o mecanismo igual ao do sutiã, mas também veste o abdômen. A peça é ótima para as mamães que querem modelar o corpo, sem deixarem o conforto de lado.

Os cuidados na amamentação são necessários para que esse momento seja especial e tranquilo. O leite materno aumenta a imunidade do bebê e tem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento. Portanto, se a sua intenção é amamentar sem problemas, não deixe de seguir as nossas dicas.

Quer acompanhar as nossas novidades em tempo real? Então nos siga nas redes sociais e receba tudo na sua timeline. Estamos no Facebook e  no Instagram!

 

banner-loja-virtual-estilosedutor-post
0 Comentários