O leite materno não só nutre o bebê como também estreita os laços afetivos entre mãe e filho. Pensando nisso, é muito comum a preocupação com os cuidados na amamentação, principalmente entre as mamães de primeira viagem.
Cuidados na amamentação
Para que esse momento seja de tranquilidade, nada é melhor do que se preparar lendo a respeito do assunto. Afinal, a pega correta e até mesmo o tipo de sutiã influenciam. Quer saber mais? Então continue a leitura, pois mostraremos alguns dos principais cuidados na amamentação!
Prepare as mamas
Muito se fala sobre preparar as mamas para a amamentação. Algumas pessoas dizem ter dicas infalíveis, como esfregar os mamilos com bucha vegetal ou aplicar cremes hidratantes. Mas a verdade é que, além de não funcionarem, essas atitudes podem atrapalhar.
O ideal é lavar a mama toda somente com água, pois os cremes e sabonetes tiram a hidratação natural e deixam a pele mais sensível. Outra boa prática é tomar sol na região, já que a melanina deixa a cútis mais resistente.
Aprenda a fazer a pega correta
Grande parte da dificuldade na amamentação vem da pega incorreta. Com isso, o bebê suga de maneira errada, o que resulta em rachaduras e machucados nos mamilos, além de favorecer a formação de gases e cólicas.
Os lábios do bebê devem ficar voltados para fora e encobrindo toda a aréola. Assim, a sucção é eficiente e o mamilo fica na posição certa, que é no céu da boca. Caso você tenha problemas em acertar a pega, busque por ajuda especializada, como o banco de leite da sua cidade.
Alimente-se e hidrate-se bem
Quando temos um recém-nascido em casa, a nossa alimentação acaba ficando em segundo plano por falta de tempo. Porém, é preciso se preocupar com a dieta, pois o organismo precisa de muita energia para produzir leite.
A alimentação deve ser o mais saudável possível, rica em nutrientes vindos de:
- vegetais frescos;
- cereais integrais;
- leguminosas;
- carnes;
- ovos;
- leite e derivados.
Outro ponto importante é aumentar a ingestão de água ao longo do dia, porque ela também é essencial para a fabricação do leite. Não é por acaso que as lactantes sentem tanta sede.
Encontre a posição ideal
Muita gente acha que só há a posição tradicional para amamentar: sentada, com o bebê deitado no colo. No entanto, existem outras que são tão eficientes quanto. Por isso, é interessante saber quais são para encontrar a que mais funcione para você e para o bebê. Veja algumas sugestões:
- deitada de lado na cama;
- sentada, com o bebê na posição de cavalinho;
- em pé, com o bebê deitado e um braço entre as pernas dele;
- em pé, com o bebê no sling;
- sentada, com o bebê deitado embaixo do braço.
Use uma roupa apropriada
O ideal é usar o sutiã próprio para amamentar. Ele tem um fecho frontal na alça que permite abaixar o bojo, o que facilita a pega do bebê. Além disso, as camisolas de amamentação também são ótimas.
Você ainda pode optar pelo body amamentação, que tem o mecanismo igual ao do sutiã, mas também veste o abdômen. A peça é ótima para as mamães que querem modelar o corpo, sem deixarem o conforto de lado.
Os cuidados na amamentação são necessários para que esse momento seja especial e tranquilo. O leite materno aumenta a imunidade do bebê e tem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento. Portanto, se a sua intenção é amamentar sem problemas, não deixe de seguir as nossas dicas.
Quer acompanhar as nossas novidades em tempo real? Então nos siga nas redes sociais e receba tudo na sua timeline. Estamos no Facebook e no Instagram!